quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Ortorexia

Aparentemente não é grande novidade. Mas hoje me deparei com esta tendência que me assustou. Os ortoréxicos têm este distúrbio alimentar que os torna obcecados pela alimentação correta. A ortorexia usualmente atinge as sociedades ocidentais, pessoas de ambos os sexos particularmente acima dos 30 anos, de classe média e com alto nível de educação formal. Recusam-se a tocar alimentos com açúcar, sal, gordura trans, cafeína, álcool, trigo, glúten, soja, milho ou produtos lácteos. Não orgânicos ou com aditivos artificiais também estão fora da dieta. Eu procuro ter uma dieta equilibrada mas isto é demais. Sem contar que eu preciso do meu junk food day semanal. Eu conheço alguns ortoréxicos. Além de estarem sujeitos a problemas nutricionais pela obsessão (mais do que pelas restrições), são uns chatos.

3 comentários:

Louise disse...

conheço uma figurinha assim. Bah, mas dá vontade de bater.
O argumento dele é que vai viver mais que todos, e que quando ele vai ao médico, este sempre elogia os exames feitos, os níveis de colesterol, yadayadayada.
Aí uma amiga minha sempre fala, e se vc for atropelado, ou levar um tiro, de que adianta isso tudo?
Ele fica bem quietinho

O apelido dele é ecochato.

Caco disse...

A chatura é um sintoma clássico, né?

Fernanda S. disse...

Ainda bem que to beeeeem longe disso! hahaha
Beijocas