segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Benção sobre um campo estrelado

Santiago de Compostella

Um dia vi na TV um monte de gente caminhando para chegar naquela cidade e cochichei para mim um dia vou fazer o mesmo. O mundo deu voltas e o dia chegou uns 7 anos mais tarde. Mas chegou na hora certa, na hora de Deus. Os 30 dias anteriores de chegar lá foram de caminhada sob sol, lluvia y barro. Peregrino - per agro - aquele que anda pelos campos. Dias de caminhada, dias em que me arrastei, conheci gente, conversei, experimentei, me embriaguei, ri e fotografei - na máquina e na mente. E, no 30º dia, lá cheguei naquela cidade de nome especial. A noite antes da última jornada foi de ansiedade. Acordei cedo, caminhei rápido, sob uma bruma espessa que me acompanhou até o Monte do Gozo. Dali, faltaria pouco. De repente, a bruma sumiu, o sol me encontrou e a cidade se abriu: Santiago de Compostella. Um campo de estrelas - literal ou figurativamente falando - tem de sempre marcar o local daquela cidade abençoada. E eu caminhei no calçamento antigo, adrenalina alta, nó na garganta, olhos marejados, até o destino final: a Catedral. Fui saudado na chegada, admirado nas minhas roupas suadas, na minha bota suja, minha cara barbada e cabelos encaracolados. Rezei na Missa dos Peregrinos, soltei o nó e chorei. Chegar naquela cidade após a jornada marcou a minha fé, me entendi cristão, pecador, arrependido, perdoado. Fez-me um pouco mais diferente, supostamente um naco melhor. Meu céu do meio-dia estava estrelado.

Regras:

  • Escolher o nome da cidade, atual ou da antiguidade, cujo nome ache o mais bonito entre todos os nomes de cidade que você conhece.
  • Postar uma foto dessa cidade.
  • Escrever algo, ou alguma referência sobre a cidade escolhida.
  • Indicar três pessoas para fazerem a mesma coisa:

Li aqui na Alice Salles e indico este memê para todo mundo que estiver a fim.

Créditos da fotografia: a.lo.pejor

3 comentários:

disse...

Meme tb é cultura!

Adorei!

Grande abraço!

Caco disse...

Não sou muito fã de memês, fwds, correntes, etc. Mas o texto da Alice era tão encantador que fiquei com vontade. Se você gostou, já valeu a pena.
Beijodaí.

Caco disse...

Polvo, barro, sol y lluvia
es Camino de Santiago
Millares de peregrinos
y mas de un millar de años.

Peregrino, Quién te llama?
Qué fuerza oculta te atrae?
Ni el Campo de las Estrelas
ni la grandes catedrales

No es la bravura navarra
ni el vino de los riojanos
ni los mariscos gallegos
ni los campos castellanos

Peregrino, Quién te llama?
Qué fuerza oculta te atrae?
Ni las gentes del camino
ni las costumbres rurales.

No es la historia y la cultura
ni el gallo de La Calzada
ni el palacio de Gaudi
ni el Castillo Ponferrada

Todo lo veo al pasar
y es un gozo verlo todo
mas la voz que a mi me llama
la siento mucho más hondo.

La fuerza que a mi me empuja
a fuerza que a mi me atrae
no se explicarla ni yo.
Sólo el de Arriba lo sabe!