domingo, 17 de fevereiro de 2008

Uma tropa de qualidade

Então a tropa de elite invadiu Berlim e levou o leão para passear. Quando do lançamento, já estava por aqui e só acompanhei de longe todo o barulho em torno do filme. Surpreendentemente nunca nem mesmo assisti a nenhuma cópia pirata praticamente onipresentes no Brasil. Tropa de Elite tornou-se uma referência de linguagem, música, piada e o fenômeno das cópias não autorizadas evidencia isto. Antes dos Ursos, lembrei-me de O Quatrilho, que foi indicado ao Oscar. Torci pelo filme, sem tê-lo visto, ainda no calor do soubrasileirocommuitoorgulhocommuitoamor. Lembrem-se todos que o filme não levou o prêmio. Quando o assisti, entendi o porquê: o filme é entediante ao extremo. Para ter sido indicado, possivelmente a safra internacional daquele ano devia ter ser muito baixa. Quando a Tropa não foi selecionada para representar o Brasil no Oscar e, no seu lugar, foi indicado um outro filme (O ano em que meus pais saíram de férias) pensei que era uma resposta ao efeito Quatrilho. Algo extremamente popular mas de qualidade duvidosa. E também tem o efeito criança: é só colocar uma criança no filme que as chances de premiação aumentam. Parece que este não é o caso - parece que a Tropa era realmente de qualidade, finalmente.

5 comentários:

Marco Vicente disse...

Realmente, creio que Tropa de Elite teria mais chances no Oscar do que o O ano em que...
mas, talvez as pessoas que selecionaram um e nao outro, nao tenham gostado da verdade nua e crua nas telas...

quanto ao amigo aniversariante, ele perdoou hehe...
abraço e obrigado pela visita.

Fê Savino disse...

Uepa!
Olha o Brasil aí, gente! hauhauha

Carlos Wilker disse...

e o "descaso" com os fenômenos de bilheterias "à la O Quatrilho" me perseguem até hoje: tenho Tropa aqui no computador, mas até agora preteri de assistir o filme emf avor dos episodios de Ugly Betty.

Breno disse...

Tropa de elite é legal,cara. E bem mais divertido que coisas como o Quatrilho e Central do Brasil. Só de não ter a Fernanda Montenegro, é ótimo.

Caco disse...

XARÁ - Posso usar sua desculpa? Também esqueci de um aniversário importante...

FE - Brasilsilsilsilsil!

WILKER - Ugly Betty também ganhou prêmios, portanto também deve ter suas qualidades.

BRENO - Fernanda é meio Clóvis Bornay - hors concours. Talvez por isso possa incomodar. Que achas?