quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Dia de São Cosme e Damião


Dia de São Cosme e Damião
Originally uploaded by artestórias

Quando era criança, este era o dia de correr atrás de doces, passar pela vizinhança, disputar o saquinho com a molecada em algum portão. O melhor de tudo era quando alguma vizinha ou parente já tinha reservado o nosso saco de doces. Daí era só esperar em casa. O saquinho vinha até com o nome!

O ritual era evitar o bolo, começar com o suspiro e a cocada. Talvez aquela geléia de duas cores, o doce de abóbora de coração. Pa-ço-ca, só comendo e falando ao mesmo tempo, para esfarelar e fazer aquela sujeirada. Tinha também o indefectível cocô-de-rato, no saquinho rosa-pink. A dupla em barras: doce de leite e doce de amendoim. Tinha também o pé de moleque que melava absolutamente tudo. Finalmente, o Zorro com aquele gostinho de coco. E as balinhas. Quanto ao bolo, ora com tanto docinho diferente, bolo era muito sem graça...

Ajudei muito a preparar saquinhos para minha mãe distribuir em casa. Este ano será a primeira vez que ela não deve dar doces desde que me dou por gente. Guarda a tristeza pelo meu irmão, que faria aniversário hoje.

4 comentários:

Jackson Jr. disse...

que post lindo.
=~~~

LilianPacheco disse...

Oi !!!
Se quiser te envio uns doces desses, para relembrar a ifância.
Ontem levei meus filhos pela manhã por aqui para correr atrás de doce, como falam. Mas não conseguiram muitos saquinhos, não. Hoje em dia as igrejas crentes abominam esta tão linda tradição. É uma pena, algo tão bacana pras crianças, e tão brasileiro, tá esmoecendo.
Se tiver interessado, mande um endereço. meu email é lilian.pacheco@gmail.com
Abs
Lilian

Caco disse...

JACKSON - Legal que você gostou. Ele saiu bem descompromissado. A foto da Lílian ajudou um monte a criar a atmosfera. Abraço & stay kind.

LILIAN - Oi, bem que eu queria um saquinho. Mas acho que não passa pela alfândega inglesa. É, os tempos mudaram... Beijo & stay nostalgic.

Fê Savino disse...

Cacoooo... não sabia que vc tb era adepto a este dia tão bonito!!! Puxa, ontem eu fui à uma festinha com alguns da minha família e comemos doces... meu pai parecia mais criança que eu e minha irmã juntas!!! hehe
Um bjo grande... adorei seu post, como sempre!