segunda-feira, 27 de novembro de 2006

Uma experiência especial

Quando um indivíduo vai comprar um produto especial, ele não somente quer abrir a carteira, sacar o talão de cheques, assinar a fatura e levar seu produto em baixo do braço. Isto é muito pouco. Ele quer sentir a 'experiência de ser especial' por tabela. Imagine comprar um Porsche - não é só entrar na loja e levá-lo. Há toda a experiência de ser atendido por um vendedor poliglota que fez treinamento na fábrica e te leva para um best-drive (não um test drive) numa pista exclusiva e te oferece kits de produtos caríssimos e deixa um carro com você para teste e manda um motorista te levar para casa e... Esta é uma experiência VIP.

Por outro lado, existe a atitude incorreta. Aquela em que o vendedor arrogantemente pressupõe que o cliente não faz jus à exclusividade do produto, e o dispensa. Quando o cliente não se enquadra no perfil padrão e quando ele é uma fonte potencialmente inesgotável de lucros? Ninguém sabe.

Hoje fui participar de uma experiência 'especial' e adivinhem o que aconteceu. Não ouviram o que eu tinha a dizer, corrigiram minha pronúncia para o nome do serviço e me disseram passar bem. Deu vontade de dizer "you only work in a shop, you know, you can drop the attitude". Lamentável. Além de perderem um cliente, o SAC deles vai receber uma carta de reclamação belamente redigida.

Portanto trate todos os seus clientes indistintamente bem. Você nunca sabe o potencial que eles podem esconder.

6 comentários:

flavia melissa disse...

gostei daqui...
vou voltar mais vezes!

Caco disse...

Há sempre uma perspectiva diferente no FdG - volte sempre.






Beijo & stay starry.

Dani Vidal disse...

Concordo com o topico!!!
Ja entrei em lojas.. (ao sair da praia) e algumas vendedoras fingiram que eu era invisivel...
¬¬

Caco disse...

DANI - Já recebeu aquela olhada de cima a baixo - vulgarmente chamado de 'tirar a medida'? Cara, perceber este olhar é foda!



Beijo & stay fully visible.

Renato disse...

Sabe....

se eu fosse rico, mas muito rico mesmo, só ia entrar nessas lojas caras bem à vontade... normalzinho....

Esses vendedores parece que são treinados para serem arrogantes.
E o pior é que muitos deles estão em condições piores do que as pessoas que eles julgam não valer a pena.

Essa tendência de julgar pela aparência é algo abominável....

Mas nessa sociedade de aparências que vivemos, é uma realidade.

Mas o melhor é não deixar se abalar com isso... e como vc disse, se fazer perceber.

Até porque nunca se sabe a força da influência de cada um.
E uma opinião negativa se espalha muito mais e mais rápido do que uma positiva.

Tem gente que precisa ter aulinhas de MKT viu....


Abraço
Bons Sonhos!

Caco disse...

SANDMAN - você acha que alguém que é um vendedor de loja pode ter atitude arrogante com quem vai pagar o salário dele? 'you only work in a bloody shop, you know?'.

E eu ainda tive a gentileza de não divulgar de quem foi o serviço supostamente vip...

Mas eu perdôo. Não esqueço. Mas perdôo.




Grande abraço & stay V.I.P.