quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Christo sobre o rio

Christo é um artista plástico búlgaro admirável. A sua arte tem consistido de 'embrulhar' prédios, objetos, árvores. Suas instalações duram efêmeros 14 dias e nunca mais são repetidos - mesmo sob uma chuva de insistentes pedidos. Só que a sensação que fica é inesquecível, eterna. Seus projetos levam décadas para serem implementados desde a concepção até a realização.

Mudando do 'embrulho' para intervenções na paisagem, seu último evento em 2005 foi 'Os Portões, Central Park, NYC'.

Seu próximo projeto será o 'Over the River', previsto para acontecer em algum momento entre meados de julho e meados de agosto num ano futuro - possivelmente não antes de 2010. Nele, painéis de tecido suspensos horizontalmente bem acima do nível do rio Arkansas. Serão criadas ondas de tecido sustentadas por cabos que cobrirão quase 11 km de rio com larguras variando de 2 a quase 8 metros, seguindo o curso natural do mesmo. A luz do sol chegará às margens pelas laterais suspensas do tecido. Quando navegando pelo rio, o tecido luminoso e translúcido acentuará os contornos das nuvens, montanhas e vegetação. Vai ficar absurdamente lindo.

Todo o projeto é financiado por Christo e sua esposa - sem apoios público ou privado. O dinheiro virá da venda de desenhos (como o anexo), litografias, colagens do artista, e outros trabalhos referenciados a projetos antigos. Após término dos 14 dias, os materiais serão retirados e reciclados. Até agora, já foram gastos 2,5 milhões de dólares neste projeto.

A vida é dura para os sonhadores.

7 comentários:

Mary disse...

Sei lá, ainda acho que coisa melhor poderia ser feita com esse dinheiro...

Caco disse...

MARYOSHKA - Tem coisas que o dinheiro não compra. Para todo o resto tem Mastercard.
Beijo & stay economical.

Thaís disse...

Ahh muito interessante o trabalho dele!! Será que o número 14 tem algum significado?? Para todas as exposições serem retiradas ao término dos 14 dias, enfim o trabalho é genial!! seu blog também!! Parabéns!!
=)

Lucas disse...

Maravilha o trabalho desse artista. A arte precisa ser mais divulgada por todos os veículos, o ato de criar é uma dadiva que nos mantem sempre em crescimento, mas é preciso incentiva-la. ABraços

before sunrise disse...

Ele eh totalmente maluco, acho que ele consegue fazer o que quer - algum projeto totalmente ousado e diferente que ninguem mais poderia executar (mto provavelmente pela falta de $$$). Vi ao vivo a "exposicao" do Central Park dos "Gates". Nao achei bonito nem nada, mas achei ousado e isso ja eh alguma coisa, nao?

Caco disse...

THAIS - Acho que não tem nada de místico no 14. Duas meras semanas, só. O que será o 14 no jogo do bicho? Obrigado pela visita, volte sempre! Beijo e stay mystic.

LUCAS - Talvez o encanto esteja na ousadia da intervenção. Mas o crecimento é inevitavel. Abraço, volte sempre & stay daring.

SUN - Sinto uma pontada de ira no seu comentário? Se Christo foi capaz de provocar esta emoção, então realmente já é alguma coisa. Você passou a mão no tecido laranja? Qual era a textura? Beijo & stay wrathful.

before sunrise disse...

Nao era minha intencao transmitir ira, mas entendo pq vc sentiu essa ira... O meu ponto era que se ele tem o dinheiro e pode fazer alguma coisa diferente, isso em si ja eh arte, arte nem sempre eh so um quadro ou uma escultura bonita, mas sim um "statement" em minha percepcao.

Bjos