domingo, 8 de outubro de 2006

Pesquisas nas eleições 2006

Segundo as Pesquisas: Lula seria re-eleito no primeiro turno. Yeda Crusius estaria em terceiro lugar nos Pampas Gaúchos - praticamente esquecida. Álvaro Dias venceria de lavada para o Senado pelo Paraná.

O que aconteceu: Teremos segundo turno nas eleições presidenciais. Germano Rigotto ficou fora do segundo turno no RS: Yeda ficou em primeiro com Olívio Dutra no seu encalço. Álvaro Dias deve ter contado voto a voto que a adevogada (sic) Gleisi foi roubando dele na trilha para o Senado Federal.

Há um acordo tácito: ninguém tem questionado as Pesquisas eleitorais - nem candidatos, nem a mídia, nem bloggers. O que aconteceu? Pois eu não vou falar, ...

Vou falar: erro na amostragem. Não na quantidade de pesquisados - este seria um erro muito simples - mas no caráter aleatório e distribuição da localização dos pesquisados. O Paraná vai a segundo turno devido ao votos do interior do estado - Londrina, Maringá - reação do agribusiness e da falta de segurança ao descaso do atual governo. Me pergunto se os pesquisados desta região foram em número insuficiente e provocaram um desvio nos resultados da pesquisa. Por abrangência, talvez isto possa ter acontecido também nas outras regiões.

Nenhum comentário: