terça-feira, 24 de outubro de 2006

Domingo, 29 de outubro (Vingança #7)

Tenho feito uma seqüência de posts menos politizados ultimamente. Acho que foi ressaca do 1° de outubro. Entretanto é inevitável pensar que 29 de outubro está logo ali, bem na esquina. Nós Brasileiros temos tido a oportunidade de assistir a uma seqüência de debates dos candidatos à Presidência. Oportunidade única numa democracia imberbe, com a nossa, mas que está amadurecendo e está se tornando mais consciente de suas opções. Dada esta imaturidade atual, temos visto a discussão de poucas coisas construtivas para o nosso futuro - como os programas de governo. Mas estes estão disponíveis na internet para quem estiver interessado - já fiz um post a respeito. Em vez disto, temos conhecido posturas dos candidatos e suas atitudes sob pressão. Ataques, defesas, retóricas, falta de brilhantismo, ironias e discurso de continuidade - muito disto atribuo a um reflexo do que é a nossa sociedade atual. Temos os políticos que merecemos, eles são fruto de nós mesmos eu você seu vizinho seu parente o militar o motorista de ônibus a perua do shopping seu professor e porteiro do prédio. Só a evolução de todo este grupo, e o nosso esforço ativo para evoluir, provocará mudanças. Eu tenho vontade de mudar. E você? Eu tenho vontade discutir, de trazer idéias, compartilhar, educar sem doutrinar. E você? O poder de mudança emana de nós. A palavra do dia? ética. Que a questionemos, então.

ética
do Lat. ethica <>ethiké
s. f., ciência da moral; moral;
Filos., disciplina filosófica que tem por objecto de estudo os julgamentos de valor na medida em que estes se relacionam com a distinção entre o bem e o mal.

ethic
noun [C usually plural]
a system of accepted beliefs which control behaviour, especially such a system based on morals


éthique
subst. fém. et adj.
PHILOS. Science qui traite des principes régulateurs de l'action et de la conduite morale.


Nenhum comentário: