sábado, 28 de outubro de 2006

Apagando endereços

Às vezes a gente tem que apagar alguém da nossa vida. Traz um pouco de ansiedade antes de fazer, desorientação durante, dor depois. Mas passa. Principalmente porque, exatamente durante o momento crítico, um zilhão de coisas está acontecendo - o mundo não pára. Assim como M. Coller apagava o endereço do seu recém-finado amigo M. Maginot da sua caderneta de endereço e a mosca batia asas, a toalha voava e um espermatozóide fecundava um óvulo.
Le 3 septembre 1973, à 18 heures 21 minutes et 32 secondes une mouche bleue de la famille de califoridae capable de produire 14670 battements d'ailes à la minute se posait rue St. Vincent à Montmartre. A la même seconde, à la terrasse d'un restaurant à deux pas de Moulin de la Galette le vent s'engouffrait comme par magie sous une nappe faisant danser les verres sans que personne ne s'en aperçoive. Au même instant, au cinquième étage de vingt-huit de l'avenue Trudaine dans un neuvième arrondissement, Eugène Coller, de retour d'enterrement de son meilleur ami Émile Maginot en effaçait le nom de son carnet d'adresses. Toujours à la même seconde un spermatozoïde pourvu d'un chromosome X appartenant à M Rafaël Poulain se détachait de peloton pour attendre un ovule appartenant à Mme Poulain, née Amandine Fouet. Neuf mois plus tard naissait Amélie Poulain.
Traduza, se quiser, aqui.
Este post vai para Ms. S., cujo endereço apaguei da minha lista de Dangerous Liaisons (mas ainda está no meu address book), e que, por sua vez, está apagando algum nome da sua própria lista. Também vai para J. e A. que vão se apagando aos poucos da minha memória.

2 comentários:

before sunrise disse...

Adorei o post Caco... eu estou sim apagando alguem da minha lista de enderecos, alias apaguei ja, agora aos poucos, quem sabe, apago aos poucos da minha vida e memoria... Obrigada pelo post, tudo a ver com o momento da minha vida.

Bjos

Caco disse...

LIL MS. SUNRISE - Que bom que você curtiu.
Toda vez que eu leio isto me lembro do narrador do Amélie e que, logo em seguida, entram os créditos com aquela música ao piano... Você assistiu ao filme, não?

Beijo & stay alive.