segunda-feira, 4 de setembro de 2006

Unha e carne


Passion
Originally uploaded by akbarsjah.
O flamenco é uma dança essencialmente dramática, trágica. Os cantores sempre me soaram como se estivessem todo o tempo num lamento só. Talvez por perda, temporária ou permanente, mas que dói igualmente. Por mais cores que as dançarinas usam, só acentuam o ritual da tragédia. Olhares são fortes, desafiadores quando elas olham para baixo. São também imponentes, soberbos quando olham de cima. Os calcanhares têm o poder de marcar o passo e marcar o espaço. E os músculos retesam os braços para os movimentos. Elas estão sérias, dignas.

Há alguns meses atrás tinha assistido a Flamenco (de Carlos Saura) e não consegui tirar os olhos da tela. Completamente ao acaso, assisti ao espetáculo Uña y Carne neste fim de semana no teatro. Renovei meus votos de devoção.



2 comentários:

Renato disse...

Eu nunca assisti a um espetátulo de Flamenco.

Não por não gostar... por falta de oportunidade, acho...

Vou ver se dou um jeito de assisir o filme.

Até;

Gitano disse...

Marocs, gostei do seu blog. Este texto sobre este espectáculo está bastante explícito e muito bem escrito.. o flamenco é tudo isso e uma coisita mais.. os acordes tirados do mais profundo das almas dos guitarristas e o corpo vendido dorido e gasto pelo sofrimento de cada batida... são lamentos e dores... perdas e amores.. embalados pela música.
Obrigado pelo comment.