sexta-feira, 8 de setembro de 2006

O caçador de pipas


Hazara Boy
Originally uploaded by Chris Kuhn.
Acabei de ler o O Caçador de Pipas (The Kite Runner), de Khaled Hosseini. Foi em uma só tacada: não conseguia soltar o livro de forma alguma. Minha ansiedade decretou que era um dos melhores romances que já li. Quase toda ambientação é dura, seca e empoeirada. Ter lido o Livreiro de Cabul ajudou a montar o cenário mental d’ O Caçador. Mas o que salta mesmo aos olhos são os relacionamentos. Entre parentes, amigos, desconhecidos, entre as pessoas enfim, que produzem o ser humano que cada um é – aí o livro envolve e te faz esquecer que está no Afeganistão. Mas então vem a História, golpes, guerras, limpeza étnica, e nos coloca em perspectiva de novo.

Eu torci pelos personagens, fiquei feliz por eles e chorei por eles. Acho que não interrompi a leitura para não suspender os sentimentos e racionalizar a respeito. Foi uma viagem. Recomendo muito a leitura.


Um comentário:

Juliana Lucas disse...

É. Eu não o li de uma só vez, mas conseguia manter meus sentimentos à cada retomada.
Eu tô lendo 'A cidade do Sol' do mesmo autor. Tô gostando... Os livros têm outras semelhanças. E, até agora, devo dizer que 'A cidade do Sol' é um bom 'lugar para repousar' depois de um dia tenso de trabalho.

Bêju.