sábado, 16 de setembro de 2006

Espalhando a fé pela espada

"(...) the Pope quoted from a book according to which, he said, the Byzantine emperor Manuel Paleologos II had said: 'Show me just what Muhammad brought that was new, and there you will find things only evil and inhuman, such as his command to spread by the sword the faith he preached.' "
Fonte: The Guardian.
Em tempos como estes em que vivemos, este tipo de afirmação é gravíssima. Não pela mensagem em si, mas pelo contexto, pelo autor, pela interpretação que pode ser feita.

Vivemos um momento de paixão, idealismos e fanatismos que deixa as pessoas irracionais. Lembremos que a Igreja Católica também levou os cruzados ao oriente médio (espalhando a fé pela espada), portanto uma citação como esta pelo representante máximo da Igreja é, no mínimo, equivocada. Interpretar uma citação como esta - quando o mundo está à beira de um ataque de nervos - desconsidera qualquer gesto de boa vontade sugerido pelo Papa.

Bento está deixando aflorar seu lado Ratzinger. Ele deveria se lembrar que agora ele não pode mais submergir nos corredores do Vaticano depois de lançar alguma polêmica. Agora ele tem que responder a todas as suas palavras e ações, ele representa os católicos.


2 comentários:

Andre Prado disse...

O ruim é que qualquer polêmica hoje em dia é levada a ferro e fogo (ou melhor, homens-bomba). Já se fala em igrejas sendo alvejadas e reforço na segurança do Vaticano.

Tempos difíceis esses.

PS: Poxa, Marquinhos. Você bem que podia parar com esse papo de virar fotógrafo. Daqui a pouco me formo um engenheiro e olha a motivação que vc está me dando.

Caco disse...

PRIMO - Em momentos de irracionalidade, temos que chamar pouca atenção, não é? Imagine tentar pedir a uma turba furiosa que um acusado de estupro tenha um julgamento justo. Muito provavelmente seremos linchados junto com o acusado.
&
Vontade de abandonar tudo é uma constante. Mas também acho que, se fosse jornalista, talvez quisesse abandonar tudo e ser engenheiro. A combinação do caos e da ordem me fascina. Nenhum dos dois extremos é legal. Misturar as duas coisas é benéfico - desenvolve os dois lados do cérebro e ajuda a manter a perspectiva.
Stay brilliant.